Índice >> Terapias >> Terapias ZED >> Tratamento de Aromaterapia

Tratamento de Aromaterapia

... e para Além de tudo o que fazem por não ainda há aquele perfume inebriante que exalam...

O seu bem-estar a conta-gotas!

Horário de Funcionamento:
De 2ª Feira a 6ª Feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Terapeuta: Francisco Godinho

Tabela de Preços:
Primeira Consulta
: € 45,00 (até 90 minutos)
Consultas Seguintes: € 35,00 (60 minutos)

É imprescindível a marcação prévia de consulta

RECUEMOS NO TEMPO
Desde que o homem surgiu na Terra, sempre se deixou fascinar pelo aroma agradável e inebriante de algumas flores, folhas, frutos, ou mesmo de plantas na sua totalidade.

Cedo percebeu que a Manipulação e uso desses aromas lhe traziam vantagens que não se limitavam a tornar o ambiente mais perfumado.

Assim, experiência após experiência, veio associando sabedoria referente ao uso desses aromas, verificando que alguns deles produzem efeitos de carácter mais físico e outros mais emocional ou psicoLéxico, o que nos conduz à conclusão de que o homem descobriu as faculdades medicinais, entre muitas outras, da substância aromática que emana de algumas espécies de plantas.

Não apenas o descobriu como também há já vários milénios vem criando e aperfeiçoando métodos para extrair essa Substância com tanta pureza quanto os meios técnicos disponíveis o têm permitido, resultando desse trabalho, por norma, um líquido mais ou menos espesso e altamente volátil e aromático, cujas características se assemelham às das gorduras - estamos a falar dos óleos aromáticos.

De acordo com a Bíblia, os reis magos ofertaram ao Jesus menino ouro, incenso e mirra, três das Substâncias mais valiosas da época, cabendo aqui dizer que os dois últimos são resinas aromáticas extraídas de plantas, mais fáceis de conservar assim do que no estado líquido.

A AROMATERAPIA AO SEU ALCANCE
A Aromaterapia é a técnica milenar que resulta da utilização dos óleos essenciais naturais aromáticos e sempre tem gozado de grande prestígio e popularidade, nomeadamente no mundo da estética e cosmética, uma vez que tais óleos possuem propriedades significativas com grande utilidade nos cuidados a ter com a pele.

Quanto mais elevada a pureza e quanto mais complexo e oneroso for o método de extracção de um óleo essencial, tanto mais dispendioso ele será, daí que, o engenho e a arte do homem também o tenham conduzido a produzir sucedâneos desses óleos, bastante mais económicos do que os naturais.

Não nos iludamos porém, uma vez que aquilo que se visa obter num óleo essencial artificial é um aroma tão semelhante quanto possível ao natural, e aquilo com que a Aromaterapia trabalha de facto é com outras propriedades bastante mais subtis e que só se encontram nos óleos naturais extraídos das partes apropriadas de determinadas plantas.

Uma vez que cada óleo possui determinadas propriedades que se manifestam em várias áreas de actuação, podemos dizer que quase todos eles são polivalentes, isto é, que um óleo essencial pode dar resposta a problemas de diversa índole.

Sendo a pele, o nosso órgão mais extenso, uma superfície viva, é ela que determina o contacto físico entre nós, o meio envolvente e os outros, tanto física como sensorialmente. Ela constitui uma barreira protectora que impede as intrusões e que, estando permanentemente alerta, através dos numerosos terminais nervosos que possui, envia-nos constante e instantaneamente estímulos sensoriais que originam prazer ou desagrado, conforto ou dor.

Uma vez que a pele possui a faculdade de decifrar e transmitir um número de mensagens tão elevado, responde com elevada eficácia à aplicação de óleos aromáticos, actuando estes, nestas circunstâncias, a nível tópico e cutâneo, predominantemente a nível físico. Quando inalamos os aromas que libertam, está a actuar a sua capacidade olfactiva, que se manifesta mais fortemente a nível da nossa mente e das emoções.

Se utilizada em massagem, a Aromaterapia estará a aliar as suas capacidades de actuação cutânea e olfactiva às da massagem propriamente dita, beneficiando ainda mais quem a recebe, pois à medida que a pele e os tecidos mais ou menos profundos reagem à massagem e as suas terminações nervosas comunicam com os órgãos internos, as glândulas, o sistema nervoso, o aparelho circulatório, em última instância todo o organismo, tanto a nível fisiológico como energético, também irá ocorrer idêntico fenómeno com o recurso aos óleos aromáticos.

Dessa forma, irão conseguir-se efeitos de relaxamento ou de estimulação mais pronunciados de acordo com as propriedades dos óleos intervenientes, que serão absorvidos pela pele, hidratando-a e transmitindo-nos através dela os seus princípios activos, enquanto os aromas que se vão evolando no ambiente serão por não inspirados.

Cada ser humano possui no seu nariz cerca de dez milhões de neuronas contendo moléculas odoríferas (os receptores olfactórios), que enviam a codificação desses odores para o centro emocional do nosso cérebro, o sistema límbico, que por sua vez está profundamente ligado a outras áreas do cérebro, responsáveis por controlar o ritmo cardíaco, a memória, a tensão arterial, a respiração, a reprodução, Além de coordenar o funcionamento das nossas glândulas endócrinas.

Se bem que a maioria das aplicações conhecidas dos princípios aromaterápicos dos óleos essenciais seja de uso tópico, é possível beneficiarmos daqueles colocando algumas gotas do óleo indicado no vaporizador de essências ou numa simples tina com água.

Assim, chamamos Aromaterapia à prática do uso de óleos essênciais naturais de plantas visando obter efeito curativo, para embelezar ou para nos beneficiar emocionalmente. Estes óleos são tão poderosos que bastam algumas gotas para os seus efeitos se manifestarem, daí que sejam necessárias algumas precauções na sua aplicação, devendo ser seguidas à risca as orientações do terapeuta.

OS BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
A Aromaterapia tem a capacidade de nos ajudar fisicamente com eficácia porque há sempre um ou mais óleos essenciais que nos activa a respiração, alivia as picadelas de insectos, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, harmoniza a mente e o corpo, previne Doenças infecciosas, regula o aparelho digestivo, absorve as equimoses, acelera o metabolismo, alivia queimaduras, fortalece o sistema imunológico, activa a circulação, alivia dores de cabeça, alivia sintomas de artrites, estimula os centros vitais, minora os sintomas da menopausa, purifica e desinfecta, previne as amassaduras, previne constipações, protege de infecções por fungos, reduz a dor, sara as feridas, ou que ultrapassa a frigidez e a impotência.

Também nos pode influenciar positivamente a nível emocional porque há sempre pelo menos um óleo aromático que nos amplia a capacidade mental, clarifica a mente, cria atmosfera, eleva o ânimo, estimula os sentidos, exalta a sensualidade, intensifica a energia, reconforta, abranda o mau humor, atenua a frustração, aviva a imaginação, combate a depressão, diminui o medo e a ansiedade, estimula a memória, evoca emoções salutares, insufla a criatividade, mitiga a fadiga mental, reduz a tensão emocional ou é sedativo.

Vejamos agora porque são os óleos aromáticos tão utilizados em produtos de beleza e cosméticos: porque pode ser rejuvenescedor celular, abranda a celulite, acelera o metabolismo, desintoxica, embeleza a pele, estimula o couro cabeludo, previne as rugas, promove a Saúde, retarda o envelhecimento, cheira bem, desodoriza, favorece a circulação, previne a perda do cabelo, rejuvenesce, restitui os nutrientes vitais, suprime o acne, é agente de limpeza, ou é adstringente.

Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!
Marcações e encomendas exclusivamente através do 244836160 ou do 938195335, de 2ª a 6ª Feira, entre as 14:30 e as 18:00.

O tratamento de Aromaterapia consiste numa solução terapêutica na qual o paciente é beneficiado pelos princípios curativos de um ou mais óleos essenciais.

 <  índice  voltar  >
Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335         e-Mails: Terapias, Formação e Produtos [].
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio.
O 7ºzed - Escola de Reiki ZED de Leiria é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Copyright © 2006-2017 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer [] Última modificação desta página: 01/01/17 Visitas desde 01/10/06: contador para blog