30 dicas para fazer de cada dia o Dia da Terra
Florais ZED

 Início >> Artigos >> 30 dicas para fazer de cada dia o Dia da Terra

30 dicas para fazer de cada dia o Dia da Terra

30 dicas para fazer de cada dia o Dia da Terra

A resposta foi enorme! Milhares de pessoas começaram ou comprometeram-se a fazer mudanças para um estilo de vida verde, com muitos comentadores a apresentarem as suas próprias sugestões (…)

Artigo de: Kevin Mathews - 21/04/2015, 05:30 (traduzido e adaptado por Francisco Godinho, Créditos e gratidão ao autor)

 

Artigo

30 dicas para fazer de cada dia o Dia da Terra

Artigo de Kevin Mathews[1] publicado às 05:30 de 21 de Abril de 2015, traduzido e adaptado por Francisco Godinho

 

Nota do Editor: Este artigo é um dos favoritos da Care2, estando de volta pela demanda popular! Ele foi originalmente publicado em 22 de Abril de 2014. Divirta-se!

Feliz Dia da Terra! No ano passado, Judy Molland, autora da Care2, ajudou-nos a celebrar o aniversário com as "10 maneiras de tornar cada dia o Dia da Terra". A ideia era incentivar hábitos que poderíamos continuar a usar constantemente para fazer do ambientalismo mais do que uma actividade anual.

A resposta foi enorme! Milhares de pessoas começaram ou comprometeram-se a fazer mudanças para um estilo de vida verde, com muitos comentadores a apresentarem as suas próprias sugestões para a tomada de decisões ambientalmente inteligentes. Este ano, estamos a aumentar o desafio para trinta práticas. É possível incorporar estas 30 práticas razoavelmente simples nas vossas vidas quotidianas?

Vamos começar pelo resumo das dez ideias de Judy:

1. Desperte os seus sentidos. A Natureza está ao seu redor, mesmo na cidade. Apenas um passo para fora e a natureza é logo ali. Está vento? Com que se parecem as nuvens? Está ensolarado? Qual é a primeira ave que ouve?

2. Use menos água. Desligar a torneira enquanto escova os dentes vai poupar quatro litros por minuto. No chuveiro, desligar a água enquanto usa o shampô e o condicionador no seu cabelo pode economizar mais de 50 litros por semana.

3. Ataque o Monstro da Energia. Desligue sempre as luzes quando sair de uma sala, e substituía as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC). Elas são mais caras na compra, mas irão durar muito mais tempo, acabando por compensar largamente. Use a quantidade mínima de luzes de segurança ao ar livre, definindo-as com um temporizador ou com um sensor de movimento para que elas desliguem durante o dia.

4. Desloque-se sem poluir. Tome transportes colectivos ou, pelo menos, de boleias, se puder. O melhor de tudo, é andar de bicicleta! Há enormes benefícios físicos e fiscais para o ciclismo. A taxa de obesidade em adultos é quase 36 por cento nos USA, enquanto países como a Holanda, Suécia e Alemanha, que promovem a bicicleta como meio de transporte, têm a menor incidência de obesidade.

5. Conheça o Top 10. De acordo com os especialistas, estes são os 10 itens mais importantes para reciclar: alumínio, garrafas de plástico PET, jornais, papelão ondulado, latas de aço, garrafas de plástico PEAD, recipientes de vidro, revistas, papel misto e computadores.

6. Apenas diga não ao papel e aos sacos plásticos. O consumidor médio faz 1,9 idas ao supermercado todas as semanas. Se levar para casa dois sacos em cada viagem, são cerca de 200 sacas por ano. Mesmo se reciclar as suas embalagens, em primeiro lugar é melhor não os usar, devido à energia utilizada para produzir os sacos. Em vez disso, leve da loja para sua casa as compras em sacos reutilizáveis.

7. Acabe com a água engarrafada. Em cada ano cerca de 50 biliões de garrafas plásticas de água acabam em aterros sanitários dos USA, que é de 140 milhões a cada dia. E de acordo com o Conselho Nacional de Recursos de Defesa, de qualquer maneira, 40 por cento da água engarrafada é nada mais do que água da torneira. Você paga impostos para a água da torneira, por isso beba-a! Disponha-se a comprar algumas garrafas de água reutilizáveis.

8. Compre alimentos produzidos localmente. Quando fizer isso, está a ajudar a reduzir a poluição e o esgotamento dos recursos associados ao transporte e embalagem de alimentos. Em média, os produtos cultivados domesticamente vendidos em supermercados convencionais já viajaram umas 1.500 milhas da fazenda até à sua mesa. Já para não falar no facto de que provavelmente foram tratados com fungicidas para que possam ser armazenados.

9. Pese o lixo. Eu fiz isso e é assustador ver quanto a minha família acumula em cada semana. Pesar numa balança de casa-de-banho cada saco de lixo que encher, antes de o levar para o contentor. Faça isso durante uma semana e multiplique por 52 para obter uma estimativa aproximada de quanto lixo produz num ano. Em seguida, procure descobrir como pode diminuir a sua produção de resíduos!

10. Evite o botão "Imprimir". É óbvio - mas realmente, pense duas vezes antes de imprimir a partir do computador. Pode ler a maioria dos documentos e revistas on-line, e nos dias de hoje pode pagar muitas contas através da web. Quando fizer uma impressão, tanto quanto possível, use ambos os lados do papel.
Agora vejamos algumas óptimas sugestões dos comentadores da Care2:

11. Compre objectos em segunda mão sempre que possível. Os bens usados não exigem recursos adicionais ou energia para os produzir e reduzem a produção. (Sugerido por Maureen S.)

12. Seja vegan, ou pelo menos vegetariano. Não só poupará vidas de animais, mas muito mais recursos que vão para obter carne para o seu prato em comparação com outros alimentos. (Sugerido por Yogesh K. e Sofia L.)

13. Reduza a pressão da água nas suas torneiras, a fim de reduzir a sua utilização destruidora. (Sugerido por Lydia S.)

14. Comece a fazer compostagem. É surpreendentemente fácil decompor o desperdício de alimentos utilizável no solo. (Sugerido por Sara T. e Kate R.)

15. Desligue os seus aparelhos e cabos de energia quando não estiver a usá-los. Mesmo quando estão em modo standby, desperdiçam electricidade quando estão conectados a uma tomada. (Sugerido por Leigh H.)

16. Envie os equipamentos electrónicos indesejados para um bom centro de reciclagem de lixo electrónico. Colocá-los no lixo normal, significa que eles vão desperdiçar e poluir um aterro sanitário em vez de serem reaproveitados de forma segura. (Sugerido por Andrea J.)

17. Pare de se reproduzir, ou pelo menos limite o número de filhos que tem. A Terra não pode sustentar a actual taxa de crescimento da população, para fazer a sua parte para não aumentar o problema. (Sugerido por Suba G. e Judith S.)

18. Procure viver colectivamente. Ao coabitar com várias pessoas, vai partilhar recursos de forma mais eficiente e eficaz. (Sugerido por Rebecca L.)

19. Deixe o chão limpo por onde passar. Quando vai para uma caminhada, leve um saco e luvas consigo para cuidar do lixo que encontrar. (Sugerida por Alexandra DP)

20. Aproveite e reutilize papeis já impressos para imprimir ou escrever no outro lado. (Sugerido por Pam W.)

21. Não voe! Um voo local adiciona mais carbono à atmosfera do que uma pessoa produz num ano. (Sugerido por Joellen G.)

22. Num dia ensolarado, pendure as suas roupas molhadas no exterior para secar em vez de usar a máquina de secar para economizar energia. (Sugerido por Rebecca L.)

E, finalmente, vou juntar mais 8 que aprendi na minha própria busca dum estilo de vida verde:

23. Evite o comércio! Não há como negar a emoção de possuir algo novo, mas isso não significa que tem que ser um consumista. Troque as coisas com os seus amigos e vizinhos para conseguir a emoção de mudança sem esgotar os recursos adicionais.

24. Convença o seu escritório dar-lhe trabalho-de-casa em alguns dias. Ao fazê-lo, tal como os seus colegas de trabalho, servirá para eliminar o seu trajecto típico mesmo que seja apenas uma vez por semana, o que é uma redução significativa das emissões de carbono.

25. Inscreva-se nos programas de facturação sem papel. É um desperdício ter contas e extractos enviados por correio todos os meses quando pode até mesmo mais facilmente receber as mesmas informações sob a forma dum e-mail.

26. Verifique se o seu isolamento regularmente. Pode estar a perder uma grande quantidade de energia (e dinheiro) no calor que está a fugir da sua casa, eventualmente algo que uma rápida reparação poderia melhorar muito.

27. Ligue a máquina de lavar louça apenas quando está completamente cheia para conservar a água. Evite seleccionar o ciclo de pré-lavagem, pois realmente não vai ajudar seus pratos a ficarem mais lavados sem usar qualquer produto de limpeza.

28. Pare de usar latas de aerossol (sprays). Embora eles não "empobreçam a camada de ozono" exactamente da forma como faziam no passado, eles ainda emitem gases que contribuem para o aquecimento global.

29. Investigue quais as espécies de plantas que são nativas da sua área antes de decidir o que plantar no seu quintal. Ao escolher as plantas da sua região, elas exigem menos água, fertilizantes e pesticidas para crescer.

30. Não compre. Se não precisa absolutamente de algo, por que comprá-lo? Isso ajuda a reduzir os custos de produção, os custos de envio e de embalagem.

Feliz Dia da Terra!


[1] Publicado originalmente em https://www.care2.com/causes/30-tips-to-make-earth-day-every-day.html

 

NOTA: Os artigos apresentados nesta secção são da inteira e exclusiva responsabilidade do respectivo autor ou compilador e reflectem apenas o seu ponto de vista, podendo não corresponder às opiniões ou pareceres dos restantes colaboradores.

Consulte as Condições de Venda e Portes e utilize o nosso Formulário de Encomenda. Obrigado!

Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

 

Depoimentos

Depoimentos

Seja o primeiro a fazer um comentário a este artigo de opinião.
Contacte-nos para fazer as suas críticas e/ou sugestões, usando um dos meios sugeridos no rodapé .

« « « início voltar » » »

O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335               e-Mails: Terapias, Formação e Produtos []                Reclamação
Copyright © 2006-2024 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer []
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio
Última modificação desta página: 04/01/24               Visitas desde 01/10/06: