Índice >> Serviços >> Cursos >> Artigos >> As 7 Diferenças Entre Religião e Espiritualidade 

As 7 Diferenças Entre Religião e Espiritualidade

As 7 Diferenças Entre Religião e Espiritualidade

Traduzido e adaptado por Francisco Godinho a partir do artigo  de Dejan Davchevski “7 Differences Between Religion And Spirituality”[1], publicado a 22 de Abril de 2015
(Créditos e Gratidão ao Autor)

As 7 Diferenças Entre Religião e Espiritualidade

As 7 Diferenças Entre Religião e Espiritualidade

Traduzido e adaptado por Francisco Godinho a partir do artigo de Dejan Davchevski “7 Differences Between Religion And Spirituality”[1], publicado a 22 de Abril de 2015

Muitas pessoas confundem espiritualidade com religião ou com alguma misteriosa ocorrência sobrenatural. Alguns chegam a pensar nessas “coisas” como se fossem seitas, o que acontece devido à falta de conhecimento e ao medo de se ser manipulado.

Se movermos este assunto para o passado e tentarmos estudar e entender o que realmente é a espiritualidade, vamos chegar a um entendimento de que não tem nada de misterioso ou sobrenatural, nem está de qualquer forma ligada a qualquer tipo de seita.

Estas 7 diferenças entre religião e espiritualidade vão ajudá-lo a entender o que a espiritualidade é realmente.

1. A religião faz com que nos curvemos em obediência – A espiritualidade liberta-nos

A religião diz-lhe para seguir uma ideologia e obedecer a certas regras senão, de alguma forma, vai ser punido. A espiritualidade permite que cada um siga o coração e o que sente que está certo. A espiritualidade deixa-o livre para ser o que realmente é, sem se curvar ou obedecer a qualquer coisa que não ressoa como certo para si, porque SOMOS TODOS UM. Tudo o que escolher honrar o suficiente é que o vai tornar divino

2. A religião ensina que devemos temer – A espiritualidade mostra que devemos ser corajosos

A religião ensina-lhe o que temer e ensina-lhe as consequências da não obediência. A espiritualidade torna-o consciente das consequências dos seus actos, mas ensina que não se deve concentrar no medo. A espiritualidade mostra como superar o medo, como mover-se e fazer o que sente que é certo, sabendo das consequências que podem advir de atitudes equivocadas. Ela mostra como agir no amor e não no medo, ela mostra como controlar o medo e não lhe ceder a sua energia.

3. A religião conta-nos a verdade “dela” – A espiritualidade ensina-nos a descobrir a verdade real

A religião diz-lhe no que acreditar e o que ela define como certo e errado. A espiritualidade permite-lhe descobrir isso por si próprio e compreendê-lo da sua própria forma. A espiritualidade permite que se conecte com o seu Eu Superior e veja como é a verdade com a sua própria mente, porque a verdade como um todo é a mesma para cada um de nós. A espiritualidade permite que cada um acredite na verdade através da própria percepção do seu coração.

4. A religião separa-se das outras religiões – A espiritualidade une-as

No nosso mundo existem muitas religiões e todas pregam que só a sua é a verdadeira história. A espiritualidade vê uma parte da verdade em todas elas e une-as, porque a verdade é a mesma para todos nós, apesar das nossas diferenças e singularidades. Focalizando-se na qualidade da mensagem divina que elas partilham e não nas diferenças entre os detalhes da história que elas apregoam.

5. A religião torna-nos dependentes – A espiritualidade torna-nos independentes

Apenas se assistir a eventos religiosos será visto como uma pessoa religiosa e alguém que digno da felicidade. A espiritualidade mostra que não precisa ou não depende de nada para ser feliz. A felicidade é sempre encontrada profundamente dentro de nós mesmos e só nós somos responsáveis por ela. Estamos sempre onde precisamos estar e não apenas enquanto participamos em algum evento ou frequentamos determinado local. A divindade está em nós e por isso somos sempre dignos.

6. A religião aplica a punição – A espiritualidade ensina o karma

A religião diz que se não obedecermos a certas regras sofreremos um castigo que nos espera baseado numa crença. A espiritualidade permite-nos compreender que toda acção tem uma reacção específica e entendemos que o castigo das nossas acções será a reacção proveniente do movimento das forças geradas por essas mesmas acções. Ela depende exclusivamente das forças fundamentais do Universo e não precisa que se acredite nessa força para que seja verdade.

7. A religião faz-nos seguir outras jornadas – A espiritualidade permite que criemos a nossa própria jornada

As bases duma religião são uma história falando acerca dum Deus ou deuses, a jornada para a iluminação e a verdade que eles descobriram, dizendo-lhe para seguir os passos deles. A espiritualidade permite que prossiga na sua própria jornada para a iluminação e descubra a verdade no seu próprio caminho ao seguir o que o seu coração lhe diz ser certo, porque a verdade é sempre a mesma, não importa como se chega até ela.

Todas as religiões vieram da espiritualidade pela jornada através do qual uma pessoa se tornou deus. Os detalhes da história não são importantes, apenas ajudam a personagem a descobrir a verdade. A mensagem que partilha a verdade é que é importante, O Código Divino do coração humano que ressoa harmoniosamente através de cada um de nós. É por isso que algumas religiões têm aí algo de verdadeiro, a verdade divina.

 


[1] Publicado originalmente em http://in5d.com/7-differences-between-religion-and-spirituality/


<  índice  voltar  >
Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335         e-Mails: Terapias, Formação e Produtos [].
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio.
O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Copyright © 2006-2017 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer [] Última modificação desta página: 26/11/17 Visitas desde 01/10/06: contador para blog