Léxico de Essências Florais ZED
Florais ZED

 Início >> Todos os Produtos >> Essências Florais >> Fórmulas Compostas >> Léxico de Essências Florais ZED

Léxico de Essências Florais ZED

Florais ZED

O QUE SÃO OS FLORAIS ZED - Léxico de Essências Florais ZED

As essências florais são energia pura que a Fonte da Vida põe ao serviço do homem.
Florais ZED são a mágica energia das flores a zelar pela sua Saúde e bem-estar.

 

A abordagem dos itens constantes deste léxico é muito discutível, no entanto ela espelha apenas a nossa própria opinião.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

LÉXICO

LÉXICO

Abdominal Energeticamente, a zona abdominal é regida pelos chakras principais inferiores (da base, sexual e do plexo-solar).
Adrenais Veja 'Supra-renal'.
Alfa (chakra) O chakra alfa, até há pouco tempo atrofiado, situa-se em média, uns 15 a 30 centímetros acima da coroa e cerca de 5 à frente desta, e é um regulador muito sensível que tem como função ancorar a 7ª dimensão e ligar-nos ao Corpo de Luz da 5ª dimensão.
Alma (1) Alma deriva de ânima em latim, e, de acordo com o conceito de imortalidade do homem, é eterna, estando em constante evolução, para a qual concorrem sucessivas reencarnações.
Alma (2) A alma humana é imortal e cria sempre novos corpos para encontrar melhores meios de expressão, sendo a soma de todas as nossas experiências. A consciência da Alma, o Eu Superior, restabelece a ligação entre as Forças Divinas e o eu inferior.
Alpha (chakra) Veja 'Alfa (chakra)'.
Anatomia subtil É a área de conhecimento que se debruça sobre o estudo da energia inerente aos seres vivos, nomeadamente ao ser humano.
Âncora A âncora energética, tal como a âncora naval, permite fixar firmemente o ser, por exemplo, à Terra.
Ancoragem A ancoragem é o acto de firmar uma âncora energética.
Anjo O anjo é uma criatura celestial com influência orgânica e elemental, ajudante ou mensageiro de Deus, que tem como uma das suas missões ajudar a humanidade no seu processo evolutivo.
Anjo da guarda Espírito que se incumbe da tarefa de amparar um outro espírito na etapa encarnatória, pelo que todas as pessoas possuem um. Geralmente, são designados os espíritos afins e simpáticos para estabelecerem tal relação.
Aqui e agora Significa viver intensamente o momento presente no local onde se está, não o viver constrangido entre as angústias do passado e as apreensões daquilo que possa vir a ocorrer no futuro, nem magicar que noutro local ou circunstâncias se estaria melhor.
Arcanjo O arcanjo é um anjo principal, sendo conhecidos pelo menos quatro, Miguel (chefe da milícia celeste), Gabriel (mensageiro celeste), Rafael (protector dos viajantes) e Uriel.
Arroto Veja 'Eructação'.
Ascensão É a meta da nossa evolução na Terra, o desenvolvimento do ser humano e Ascensão à Luz, para se libertar massivamente da roda de reencarnações.
Ataque psíquico Ataque energético que pode ser feito consciente ou inconscientemente por seres humanos, por ambientes ou por entidades subtis, com variadas formas de manifestação e com maior ou menor gravidade.
Aura É considerada o campo energético que envolve e interpenetra toda a matéria, estando dessa forma presente em todos os corpos dos reinos animal, vegetal e mineral. Veja também 'Corpo etérico'.
Autoscopia Veja 'Viagem astral'.
Avalokiteshvara Veja 'Kwan Yin'.
Base (chakra) É o 1º chakra, Muladhara, cor vermelha e mantra Lam, situa-se no períneo (entre o ânus e os órgãos sexuais, relaciona-se com supra-renais, coluna, rins, bexiga, parte final do cólon e membros inferiores, a sua função é a sobrevivência e a ligação à Terra.
Bocejo Abertura involuntária da boca com inspiração profunda e seguida de prolongada expiração, geralmente ruidosa, tida como sinal de aborrecimento, fome, sono, etc., mas que pode corresponder a uma libertação involuntária de energia negativa.
Bruxaria (1) Popularmente assume-se com carácter depreciativo (a maior herança da inquisição), como sinónimo de feitiçaria, ou designa faculdades sobrenaturais de alguém que utiliza ritos mágicos, abarcando também o curandeirismo, a divinação. Veja 'Bruxaria (2)'.
Bruxaria (2) Para os seus adeptos, constitui o culto à Deusa e ao Deus (seja hermafrodita ou não); na tradição lusitana, por exemplo, venera-se Endovélico e Atégina. Tem como princípios básicos o respeito pelo livre-arbítrio e a comunhão com a natureza.
Bruxedo Veja 'Bruxaria (1)'.
Bruxo/a É o nome dado pelo povo a quem realiza bruxedos ou bruxarias. É ainda usado pejorativamente para definir alguém que executa trabalhos de magia sem dominar devidamente as suas técnicas, ritos e preceitos.
Buraco áurico É o termo que designa o enfraquecimento localizado do corpo etérico, traduzindo-se através da passagem para o corpo físico de bactérias infecciosas e vibrações densas e escuras, conduzindo-o à doença. Veja também 'Buraco negro'.
Buraco negro É uma zona maior ou menor de enfraquecimento do corpo etérico que deixa escapar as boas energias, levando a que o seu portador as sugue nos seres encarnados que lhe estão próximos, que se afastam instintivamente dele. Veja também 'Buraco áurico'.
Campo de Força É carregado com certas propriedades, podendo formar-se pela atracção consciente de uma certa propriedade divina por uma pessoa ou por um grupo. Também há muitos campos de força escuros por resgatar, oriundos das propriedades negativas da humanidade.
Canal É alguém que consegue receber mensagens de seres mais elevados dos mundos de Luz, tornando-as acessíveis à humanidade, pelo que deveria ser puro e consciente, para não ser utilizado por seres astrais inferiores que tentariam valorizar o ego humano.
Canal energético Veja 'Nadi'.
Cannon Veja 'Kwan Yin'.
Cardíaco (chakra) Veja 'Coração (chakra)'.
Carma Veja 'Karma'.
Chacra Veja 'Chakra'.
Chakra (1) É uma palavra sânscrita que significa roda ou plexo, e consiste num vórtice de energia vital formado por espirais que giram concentricamente a velocidade mais ou menos elevada e que mantém o equilíbrio energético do ser humano.
Chakra (2) Se a velocidade for substancialmente diferente da normal, o chakra deixa de cumprir correctamente a sua tarefa e os vários corpos deparam-se com vários problemas que se reflectem a nível espiritual, emocional (crises), mental e físico (doenças).
Chakra menor É qualquer um de entre as várias dezenas de chakras, que não se considera principal nem secundário.
Chakra principal É um dos sete chakras situados ao longo do shushumna e que influencia em grande escala o bem-estar energético do ser humano. O seu mal-funcionamento origina desequilíbrios na energia vital (prana) que se reflectem na obstrução da nossa ligação ao divino.
Chakra secundário É qualquer um dos chakras com grande influência no nosso equilíbrio energético, mas que não se conta entre os sete principais.
Chama violeta Ela é o 7º Raio Cósmico, que contém a força da purificação e transmutação de todas as energias desperdiçadas e é uma Graça Divina que deve ser usada apenas depois de termos apelado à Lei do perdão.
Cherenzig Veja 'Kwan Yin'.
Chi A Medicina Tradicional Chinesa afirma que o corpo tem padrões naturais de energia vital (chi) que circulam pelos meridianos, e que bloqueios, desequilíbrios ou rupturas daquela nos vários órgãos e vísceras originam diversas doenças.
Coincidência significativa Veja 'Sincronicidade'.
Consciência Podemos assumir pelo menos três níveis de consciência: o subconsciente – conjunto das experiências do passado; a consciência – as experiências do presente; a consciência Superior – o plano de consciência que o ser humano procura atingir.
Coração (chakra) É o 4º chakra, Anahata em sânscrito, com o mantra Yam e a cor verde (pode ser rosa), localiza-se frente ao timo, a meio do tórax, relacionando-se com os pulmões, o coração e os membros superiores, como estados interiores compaixão e amor incondicional.
Coroa (chakra) É o 7º chakra, Sahasrara em sânscrito, com o mantra Aum e a cor violeta, situado no topo da cabeça, tendo por função a união, como estado interior a bem-aventurança, regendo o cérebro e todo o corpo. A sua disfunção causa alienação.
Coronário (chakra) Veja 'Coroa (chakra)'.
Coronário (chakra) Veja 'Coroa (chakra)'.
Corpo O corpo físico, biologicamente activo, comummente conhecido apenas como corpo, é o veículo de experienciação da nossa alma imortal, que, através dele, procura superar desafios, para seu aperfeiçoamento e maior iluminação. Veja também 'Corpo energético'.
Corpo astral Este corpo (4º nível) é considerado o mais elevado daqueles que influenciam a personalidade, é também o mais baixo dos corpos espirituais, sendo o elo de ligação entre estes. É o mais elevado que as terapias energéticas vibracionais conseguem afectar.
Corpo átmico Veja 'Corpo supra-astral'.
Corpo búdico Veja 'Corpo astral'.
Corpo causal Veja 'Corpo astral'.
Corpo celeste É neste corpo (6º nível) que se expressa a unidade das polaridades e onde é permitido à Alma expressar-se a nível físico.
Corpo de Luz É um corpo energético luminoso que partilha o espaço com o corpo físico e que, quando suficientemente amplificado, liberta uma relativa luminosidade fosforescente. Faz parte do processo ascensional humano e evolui à medida que o físico perde densidade.
Corpo divino É neste corpo (7º nível) que se dá o contacto com a Consciência universal, capacitando o indivíduo a sentir-se uno com o Cosmos (ou Deus), no qual se sintetiza a energia kármica individual com a global, que o afecta fortemente.
Corpo emocional É neste corpo (2º nível) que emanam os sentimentos e as emoções (raiva, frustração, etc.), exigindo muita energia, que adquire muitas vezes de forma inconveniente, com custos para o nosso equilíbrio emocional.
Corpo energético É o nome dado a cada um dos corpos subtis que envolvem e interpenetram o corpo físico. Veja também 'Sistema áurico'.
Corpo espiritual Este termo pode referir-se ao nome dado a qualquer dos corpos que constituem o sistema áurico. Também pode querer significar apenas o corpo astral, sendo este o nome preferido por algumas escolas.
Corpo etérico Este corpo (1º nível) condiciona o funcionamento do corpo físico, estando muito intimamente ligado ao sistema nervoso. Algumas escolas assumem que este e o físico são o mesmo corpo.
Corpo físico Este é o corpo (nível 0) mais denso de todos quantos constituem o sistema áurico humano. É o melhor conhecido de todos, possuindo órgãos que garantem o seu funcionamento biológico.
Corpo intuitivo Veja 'Corpo astral'.
Corpo mental É o corpo (3º nível) em que iniciam as manifestações do pensamento, raciocínio, sabedoria, criatividade. Permite a aplicação prática da razão e da lógica.
Corpo monádico Veja 'Corpo celeste'.
Corpo subtil Veja 'Corpo energético'.
Corpo supra-astral Este (5º nível) é um corpo muito móvel, intenso e fluido, que interage facilmente, deixando-se levar pelo fluxo gerado e exigindo um controlo mais apertado e rigoroso, sendo o último onde existe separação de polaridades.
Corpos energéticos São 7, a partir do corpo físico: etérico; emocional; mental; espiritual/astral/causal/intuitivo/búdico; supra-astral/átmico; celeste/monádico; divino. Veja também 'Sistema áurico'.
Cósmico Em termos mais genéricos, refere-se ao universo, nomeadamente em termos energéticos e à influência que os vários componentes têm sobre nós.
Criação É a obra de Deus-Pai-Mãe ('Eu Sou' é o Nome de Deus), que está presente em toda a vida, manifestando-se tanto da escala microscópica à macroscópica. Como Substância Universal, Ele é a silenciosa força criadora e impulsionadora do Universo.
Criança cristal Possuem habilidades multidimensionais, como ler campos de energia e outras habilidades psíquicas (mover objectos mentalmente, ler livros sem os abrir, comunicar telepaticamente). A sua missão é acelerar a evolução humana pelo processo da ascensão.
Criança das estrelas Veja 'Criança índigo' e 'Criança cristal'.
Criança índigo São crianças fabulosas que têm encarnado na Terra, já antes da II guerra mundial, e a partir de 1970 começaram a chegar em ondas, cada vez mais e mais. Hoje, pesquisadores americanos estimam, que depois de 1995, representam 85% dos nascimentos na Terra.
Deletério Significa nocivo, insalubre, aplicando-se àquilo que corrompe ou que não é vital (que não tem vida própria).
Desencarnado Não possui corpo físico, apenas espírito, podendo estar convencido de que ainda está vivo, sentindo dessa forma várias necessidades fisiológicas, como se o tivesse, ligando-se a um encarnado, de modo temporário e intermitente, através de obsessão.
Deus É o ser supremo, infinito, perfeito, criador do Universo; a causa primeira e fim de todas as coisas. Nas religiões politeístas é uma divindade superior ao homem, à qual se atribui uma influência especial, benéfica/maléfica, nos destinos do Universo.
Deva É o nome dado a cada um dos Grandes Seres Divinos que cumprem as suas funções no Reino da Natureza e também cuidam do campo de forças dum grupo de trabalhadores da Luz com o objectivo de apressar o seu desenvolvimento.
Dimensão Fisicamente aceita-se que este Universo tem 4 dimensões (3 espaciais e o tempo), mas a teoria dos cordas da mecânica quântica afirma que possui 11 dimensões. Na espiritualidade, significa esfera ou plano e diz-se que a humanidade vive na 3ª Dimensão.
Divinas Virtudes Compreendem propriedades como Fé, Protecção, Amor, Paz, Harmonia, Tolerância, Pureza, Verdade, Dedicação, Servir, Compaixão, Caridade, entre outras, sendo o Domínio do nosso próprio Eu o único caminho para a mestria.
Dualidade (1) Admite, como explicação primeira do mundo e da vida, a existência de dois princípios, de duas substâncias ou duas realidades irredutíveis entre si, inconciliáveis, incapazes de síntese final ou de recíproca subordinação.
Dualidade (2) Na metafísica, dualidade explica o todo da realidade como composto de dois tipos de realidades distintas, com dois tipos distintos e independentes de seres: material (físico e mensurável) e espiritual (não-fisico, não-material, psicológico, mental).
Ego (1) Ou Eu, é o centro da consciência, a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, sendo a parte mais superficial do indivíduo, tem por funções comprovar a realidade e aceitar parte dos desejos do indivíduo.
Ego (2) Para Jung, é um dado complexo formado, primeiro, por uma percepção geral do nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registos da nossa memória (todos temos uma certa ideia de já termos existido em épocas passadas e uma longa série de recordações).
Elemental da natureza É uma forma energética tida como um ser da natureza. Assume-se que os elementais conseguem controlar os elementos e os representar. São eles Silfos (ar), Salamandras (fogo), Ondinas/Nereidas (água), Gnomos (terra), Fadas e Elfos.
Elemental deletério É uma entidade/forma-pensamento, uma formação imaterial, semelhante a uma tatuagem viva, formada da substância psíquica, eléctrica e magnética, de alta densidade molecular que deriva dos próprios corpos astral, emocional e mental do seu hospedeiro.
Empatia É a capacidade psicológica de alguém para se identificar com o Eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas.
Encarnado É o nome dado a um espírito quando ocupa temporariamente um corpo humano, que posteriormente irá desencarnar, e muito provavelmente, reencarnará novamente.
Encosto Veja 'Possessão'.
Energia Somos essencialmente compostos por energia, embora aceitemos mais facilmente a existência da nossa componente material que da energética, porém, quando o nosso campo áurico está enfraquecido, ocorre a depressão e a doença aproxima-se a passos largos.
Energia Crística É uma energia magnética, aglutinadora, que permite a construção das formas e é a nota básica do sistema solar. O processo iniciático, a ciência do amor e da união com o Todo e sua expressão externa, a religião, advêm desta forma de energia.
Energia kármica global É a energia proveniente da família, amigos, comunidades, nações, ideias, pressões sociais, área geográfica, forças planetárias, estrelas, etc., que afectam determinantemente cada indivíduo.
Energia kármica individual É a energia inerente a cada ser humano, proveniente e condicionante de todas as suas vivências anteriores, quer na actual, quer em vidas pretéritas.
Energia vital É um tipo específico de energia de que os seres vivos se nutrem, capaz de preservar a saúde e de assegurar a vida, que até agora foi impossível produzir por meios artificiais, e que garante o bem-estar aos níveis físico, emocional, mental e espiritual.
Entidade Dos inúmeros sentidos dados a esta palavra, a que aqui nos interessa é a de um ser energético (não encarnado)
Entidade da Luz É um Ser espiritual, isento de corpo físico, que trabalha na Luz e com a Luz, auxiliando a Humanidade no seu todo, ou pontualmente, sob vários aspectos, na sua evolução ascensional. Veja também 'Ser de Luz'.
Entidade protectora São várias, no plano espiritual, e protegem os seres humanos, assim como os locais onde estes habitam, trabalham, aprendem, etc.
Entropia A extensão do estado de desordem em que a energia se encontra é medida por uma quantidade conhecida por entropia. Quanto maior é o estado de entropia maior a tendência para o caos e, portanto, mais difícil se torna o regresso à normalidade.
Epífise Veja 'Pineal'.
Eructação Ou arroto, é a expulsão ruidosa, pela boca, de gases provenientes do estômago. Por vezes não depende do processo digestivo, constituindo um mecanismo de escape energético. Ou arroto, é a expulsão ruidosa, pela boca, de gases provenientes do estômago.
Espectro Outro termo para fantasma, elemental, espírito desencarnado, neste caso referindo-se em particular a um desencarnado que ainda está preso às sensações e emoções comuns aos encarnados. Também pode referir-se ao espectro de luz visível para o homem.
Espírito Pode referir-se ao corpo espiritual (Veja 'Corpo astral'), ao elo energético de ligação entre a alma e o corpo (enquanto biologicamente vivo), ou ainda a formas energéticas desencarnadas.
Espiritualidade No sentido restrito que aqui queremos sublinhar, significa a busca e o contacto com o Eu Superior.
Esplénico (chakra) Veja 'Sexual (chakra)'.
Eu Sou É o nome de Deus e, em nome da nossa 'Divina Presença EU SOU' somos 'criadores com Deus' no grande plano para a Terra, pois cada ser humano é uma 'Presença EU SOU' individualizada, para que o Plano Divino possa realizar-se através do corpo físico.
Eu Superior Subtilmente, é o 'Homem Divino', o 'Santo Ser Crístico', a 'Presença Divina EU SOU' que habita no centro do nosso coração e sustenta o imaculado Plano Divino, o 'Guardião Silencioso', O 'Cristo', o 'Filho', que deve assumir a direcção da nossa vida.
Extraterrestre É o nome dado a qualquer ser, com ou sem corpo físico, que não tenha por base a Terra. Uma visão mais alargada permitirá entender que, para a Alma, a Terra não será decerto o único planeta-escola, havendo decerto outros noutras galáxias, mesmo distantes.
Feitiçaria Está relacionada com o culto das forças da Natureza (água, ar, terra e fogo) e dos antepassados, designa o uso de feitiços ou rituais mágicos, algo que não tem uma explicação racional, sendo vulgarmente chamada bruxaria.
Feiticeiro/a É a pessoa que realiza feitiços, um género de magia que visa interferir no estado mental, astral, ou físico, ou na percepção que outra pessoa tem da realidade.
Feitiço É o resultado duma feitiçaria, ou dum acto mágico.
Fio de prata É o nome dado ao canal energético que liga o corpo astral ao corpo etérico, impedindo-o de, no decorrer das suas deambulações no espaço e no tempo, se perder.
Fixação mental É um estado mórbido no qual a pessoa é dominada por ideias fixas, aviltantes e/ou opressivas, gerando perturbações que debilitam a mente, tornando-a deficitária, ociosa e/ou inerte, indefesa contra estímulos entrópicos, presa fácil de vampirismo.
Flatulência É uma acumulação de ar no sistema digestivo, também conhecida por ventosidade. Ao ser expelida pela boca é conhecida como arroto e pelo ânus como peido, que é o sinónimo popular para o termo flatulência.
Fogo violeta Veja 'Chama violeta'.
Fonte Ou Fonte Divina, contém as energias primordiais da Luz, canalizada por exemplo pelos praticantes de Reiki.
Forma-pensamento Criação mental que utiliza a matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do pensamento, podendo ser criada tanto por encarnados como por desencarnados, seja positiva ou negativa, através da acção da mente sobre a energia.
Fraternidade Branca Veja 'Grande Fraternidade Branca'.
Frontal (chakra) É o 6º chakra, Ajna em sânscrito, com o mantra Om e a cor azul índigo, situado a meio da testa e na nuca, tendo por função a percepção directa e intuitiva, como estado predominante o auto-controlo, regendo os olhos e os dois hemisférios cerebrais.
Garganta (chakra) É o 5º chakra, Vishudha em sânscrito, com o mantra Vam e a cor azul claro, localiza-se na garganta e tem como funções a criatividade e a comunicação, como estados interiores a intuição e a síntese, rege o pescoço e os ombros.
Gases Veja 'Flatulência' e 'Eructação'.
GFB Veja 'Grande Fraternidade Branca'.
Glândula Uma glândula é um órgão cuja função é fabricar e excretar algumas substâncias com uma função pré determinada.
Glândula endócrina Uma glândula endócrina segrega substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas.
Gónadas É o nome dado aos órgãos onde os organismos multicelulares (ou metazoários) produzem as células sexuais necessárias para a sua reprodução – os gâmetas. As gónadas dos animais são o ovário (gónada feminina) e o testículo (gónada masculina).
Grande Fraternidade Branca (1) Grupo de grandes seres que emitem Luz-aura branca, em parte oriundos da humanidade, que conseguiram a sua ascensão e se prontificaram a socorrê-la com o seu saber e energia, até que cada corrente de vida tenha conseguido a sua Liberdade…
Grande Fraternidade Branca (2) … Eles ajudam o processo ascensional massivo da humanidade, aceitando-nos como alunos da Luz e permitindo-nos receber os seus ensinamentos através das suas mensagens.
Grupo de Luz São os Mestres Ascensionados, Arcanjos, Elohim, grupos de Anjos e muitos outros grandes Seres de Luz. São os Mestres Ascensionados, Arcanjos, Elohim, grupos de Anjos e muitos grandes 'Seres de Luz'.
Guia espiritual Um guia espiritual é, via de regra, um espírito mais evoluído que o seu protegido, oferecendo apoio num momento de sofrimento, esclarecimento numa hora de dúvida, ajuda num instante de perigo, etc.
Hábito de Luz Consiste das próprias energias de Luz construídas com base em bons pensamentos, sentimentos e acções, sendo o hábito sem costura o hábito de Luz em volta da figura física dum encarnado.
Hierarquia Espiritual Grandes seres que servem o Plano Divino, e que não devem ser vistos pela sua graduação, mas apenas preenchendo o respectivo círculo de incumbências, encontrando-se cada um deles em determinada tarefa do serviço divino.
Hipófise Ou pituitária, é uma glândula endócrina, situada na base do cérebro (na região conhecida como Sela Turca), que produz numerosas e importantes hormonas, por isso reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso.
Hipotálamo É uma pequena região do cérebro dos mamíferos, localizado sob o tálamo, que tem como função regular determinados processos metabólicos e outras actividades autónomas, ligando os sistemas nervoso e endócrino, sintetizando a secreção de neuro-hormonas.
Ida É o nome sânscrito do nadi de energia feminina (yin), que se entrecruza com o pingala, ao longo do shushumna, gerando aí a base dos chakras principais.
Imortalidade É a constatação de que não existe a chamada morte, pelo que a Alma retorna até completar o seu ciclo de experimentação e alcançar a sua realização/perfeição, altura em que deixa de necessitar renascer num invólucro físico.
Implante Tal como os dispositivos de limitação espiritual, é uma barreira vibratória no caminho da ascensão, que bloqueia o progresso para a plena auto-realização, vendando e criando falsas realidades na nossa consciência, que limitam o acesso ao Eu Superior.
Iniciação Remete para o início duma circunstância ou acontecimento, tendo igualmente o significado de ascensão dum nível (abandonado) para um nível superior (a iniciar), ou ainda um tipo de cerimónia com exposição de novos conhecimentos, inclusive segredos.
Iniciado/a É a pessoa que recebe ou recebeu determinada iniciação, efectuada por um mestre.
Joelhos (chakras) Estes chakras secundários asseguram uma mais efectiva ligação à Terra.
Karma É uma lei geral do Universo, infalível, que ajusta efeitos e causa nos planos físico, mental e espiritual dos seres individuais e também dos 'seres colectivos', como os povos e as nações.
Ki É o nome japonês para a energia de vida inerente a cada ser. Veja também 'Chi'.
Kundalini Nome sânscrito da energia cósmica, que repousa no chakra da base (na extremidade inferior do Shushumna, Muladhara). Ao manipular a kundalini, deve-se ter o máximo cuidado, pois implica uma rigorosa harmonização de todos os chakras principais.
Kwan Yin No budismo, é a Divindade da Misericórdia e da Compaixão, e, juntamente com Amitabha e Shakyamuni, é o mais popular e mais venerado personagem religioso do oriente, com correspondência ao papel desempenhado no ocidente por Mãe Maria.
Laríngeo (chakra) Veja 'Garganta (chakra)'.
Larva Veja 'Larva astral'.
Larva astral (1) São de dois tipos: as primeiras, são duplos astrais de humanos, desprovidos de razão, criaturas movidas unicamente por apetites sensuais, que extraem energia vital e substâncias materiais aos seus portadores, com os quais compartilham sensações.
Larva astral (2) O segundo tipo é um ser criado por um pensamento humano repetido e concentrado, que resulta em realidade, sendo constituído astralmente a partir da energia de ódio, rancor, cobiça, inveja, medo, sendo a vítima quem origina o próprio vampiro.
Larva cósmica Veja 'Larva astral'.
Lei do perdão Um aluno da Luz pode apelar à 'Lei do perdão' e pedir pela transmutação de todas as imperfeições dos seus pensamentos, sentimentos, palavras e acções, assim como deveria perdoar a todos os que entende terem cometido alguma injustiça para com ele.
Limbo É um não-lugar que tradicionalmente se situa algures entre a terra, o paraíso e o inferno e que, quem nele fica preso será simultaneamente mortal e imortal, santo e pecador, encarnado e desencarnado, pelo que é uma metáfora para a indefinição.
Limpeza Refere-se em particular à purificação e harmonização dos nossos quatro corpos energéticos inferiores e em termos gerais à do nosso mundo terreno, ambos através da transmutação pelo uso do 'Fogo Violeta'.
Livre-arbítrio É a crença (ou doutrina filosófica), defendida como importante para o julgamento moral, que defende que os homens têm o poder de escolher as suas acções.
Luz Veja 'Luz Divina'.
Luz Divina É uma energia que conduz, para o mundo da forma, a consciência elevada de Deus transmitindo amor divino, cura, abundância, protecção, paz e todas as Suas outras qualidades ou atributos, através das chamas do nosso coração.
Mãe Cósmica É a faceta energética de características femininas de Deus-Pai-Mãe.
Mãe Terrena Veja 'Terra-Mãe'.
Mãe-Terra Veja 'Terra-Mãe'.
Magia Consiste no recurso a forças, entidades, ou energias que não pertencem ao mundo terreno, mas que nele irão interferir. Veja 'Magia branca' e 'Magia negra'.
Magia branca É o termo que define o uso positivo da magia, ou seja, aquele tipo de magia que respeita o livre-arbítrio dos outros e que conduz à paz, harmonia, à saúde, à prosperidade, geralmente aceite como ligada à Luz Divina.
Magia demoníaca Também conhecida como Goetia ou Goécia, consiste na evocação das entidades demoníacas, demónios, e de habitantes da Zona Mauva ou das Qliphás, constituindo uma variação unilateral da magia evocativa do sistema hermético.
Magia do Sol Veja 'Luz Divina'.
Magia negra Define o abuso (uso não autorizado ou inadequado) de magia, ou o recurso a meios que conduzem ao caos, à entropia, à desarmonia, à doença, à carência, sendo geralmente tida como diabólica, ligada às trevas e às sombras.
Magia satânica É um dos ramos da magia negra que se caracteriza pela evocação e invocação de Satanás, estando o culto do satanismo estreitamente a este tipo de magia.
Magnetismo No caso que nos interessa, é a acção recíproca de dois seres vivos (assim como sobre corpos inanimados), por intermédio de um agente energético especial chamado fluido magnético.
Mago/a É um homem ou mulher que, de uma forma sábia e esclarecida (em contraponto com os bruxos e as bruxas, considerados ignorantes), se dedica à execução de rituais mágicos (independentemente de ser magia branca ou negra).
Mãos (chakras) Estes chakras secundários, situados nas palmas das mãos, têm importância determinante nomeadamente para curadores energéticos e canais de energia, a partir dos quais a fazem fluir mais fortemente.
Mau Ausência ou privação do bem devido, do bem que deveria existir e não existe. Aquilo que se opõe ao bem, à virtude, à probidade, à honra. A transgressão às leis divinas e os seus efeitos.
Meditação Muito benéfica, consiste na prática de focar a atenção, frequentemente através duma rotina específica e, apesar da espiritualidade associada a esta prática, ela pode também ser usada para desenvolvimento pessoal num contexto não religioso.
Médium É uma pessoa acessível à influência dos desencarnados e mais ou menos dotada da faculdade de receber e transmitir as suas comunicações, como intermediário, cujas faculdades dependem duma disposição orgânica especial, susceptível de desenvolvimento.
Mediunidade Faculdade que a quase totalidade das pessoas possui, de sentir a influência ou ocasionar a comunicação com desencarnados. Em alguns, isso é visível e necessita ser disciplinado, noutros, permanece latente, podendo manifestar-se episódica e eventualmente.
Mercaba Veja 'Merkaba'.
Meridiano É um dos nomes dados aos canais de energia que a medicina tradicional chinesa considera, ligando energeticamente os vários órgãos do corpo físico, como garantes do seu bom funcionamento.
Merkaba É o veículo de Luz do ser humano, capaz de transportar o espírito para outras dimensões (em etapas mais avançadas, também o corpo físico). A sua consciencialização e activação pode trazer vários benefícios ao ser humano: consciência, ascensão, etc.
Mestre Refere-se a quem adquiriu um conhecimento especializado sobre determinada área do conhecimento. Dum ponto de vista mais restrito, ligado nomeadamente à espiritualidade, é alguém superiormente capacitado para realizar certas cerimónias iniciáticas.
Mestre É um ser humano que alcançou o seu estado de perfeição divina e que vive em constante ligação e consciente unidade com sua Presença Divina (de Mestre Ascensionado).
Mestre Ascensionado É cada um dos Mestres e Professores da Grande Fraternidade Branca, que atingiu a meta das suas encarnações e que, de livre vontade, renunciou à sua bem-aventurança (estado de Nirvana), declarando-se disposto a servir a humanidade até à sua liberdade.
Mestre espiritual É alguém que conhece as verdades essenciais segundo a Inteligência Cósmica, que conseguiu o auto-domínio e que só se serve da ciência e do domínio que adquiriu para manifestar todas as qualidades e virtudes do amor desinteressado, do desapego.
Metatron No misticismo, é o anjo supremo (mais importante que Miguel), conhecido como o Príncipe do Rosto Divino, Anjo do Pacto, Rei dos Anjos e Anjo da Morte, com a pesada responsabilidade de estar encarregado de 'sustentar a existência do mundo'.
Miasma Emanação maléfica com influência deletéria sobre as pessoas. As orgânicas provêm de substâncias biológicas deterioradas. As psíquicas são atribuídas a efeitos energéticos produzidos por entidades maléficas com o propósito de prejudicar encarnados.
Miasma astral Veja 'Miasma'.
Miasma cósmico Veja 'Miasma'.
Nadi É o nome sânscrito dado a qualquer canal energético dos que percorrem todo corpo etérico do ser humano, criando assim um elo entre o corpo físico e o mundo astral.
Obsessão É a identificação dum desencarnado com um encarnado (por afinidade energética e de pensamentos), enleando-o, deixando-o embotado e impondo-lhe a sua própria vontade. O ataque será mais prolongado e nefasto quanto mais desprotegida a vítima estiver.
Obsessor É o desencarnado que perpetra uma obsessão, ou seja, ocupa de forma temporária e intermitente um corpo que, em vida, não foi o seu. Pode fazê-lo espontaneamente ou ser conduzido por um encarnado, por norma mal intencionado para com a vítima.
Obsidiado É o nome dado a um encarnado que é vítima de obsessão. Veja também 'Obsessor'.
Olho da Alma Veja 'Frontal (chakra)'.
Ombros (chakras) São chakras relativamente importantes para o equilíbrio do ser humano.
Ómega (chakra) O chakra ómega, que só há pouco se começou a desenvolver no ser humano, situa-se uns 20 centímetros abaixo do chakra da base, é um regulador etérico muito sensível que permite ancorar a sétima dimensão e que nos liga holograficamente à Terra.
Onda de Metatron É o nome dado à Energia Divina que se faz circular voluntariamente entre os chakras alfa e ómega, em geral através de visualização criativa.
Onda eléctrica A energia está presente constantemente em todos os seres e em seu redor, atingindo maior potência e intensidade quando conscientemente nos sintonizamos com ela e tiramos partido de todo o seu potencial.
Onda electromagnética Estamos a referir-nos em especial a uma forma de energia tão subtil que não é quantificável, mas também nela a frequência é definida por ciclos (oscilações), inversamente proporcional ao comprimento e directamente à quantidade de energia veiculada.
Onda magnética É uma forma de manifestação da energia magnética, que não tem carácter constante, mas sim picos de intensidade variável.
Ovário É uma de um par de glândulas endócrinas do aparelho reprodutor feminino, que tem a forma de amêndoa, medindo até 5 cm no seu maior diâmetro e possui uma espessura máxima de 1,5 cm, onde predominam os folículos que contêm os ovócitos.
Pai-Mãe Divino Veja 'Deus'.
Pâncreas É um órgão retroperitoneal situado póstero inferior ao estômago, que realiza 2 funções: exócrina (produz o suco pancreático) e endócrina (produz hormonas importantes: insulina e glucagon). A diabetes tem origem no deficiente funcionamento desta glândula.
Paratiróide É uma glândula endócrina, com a dimensão duma ervilha, situada na base do cérebro, que produz numerosas e importantes hormonas, sendo reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso (regula a actividade doutras glândulas e várias funções orgânicas).
Paratoroideia Veja 'Paratiróide'.
Pés (chakras) Simbolicamente, estes chakras, situados na sola dos pés, efectuam a nossa ligação à Terra, permitindo sobretudo descarregar a energia densa que prejudica o nosso bem-estar.
Pineal Pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, que tem sido considerada um órgão com funções transcendentes, como um terceiro olho ou uma antena, ligando-a a fenómenos paranormais como a clarividência, a telepatia e a mediunidade.
Pingala É o nome sânscrito de um dos nadis mais importantes, através do qual flúi energia de sinal masculino (yang), que ziguezagueia ao longo do shushumna, entrecruzando-se com o ida, nas bases dos chakras principais.
Plano magnético Refere-se a um estado magnético, um campo ou uma intensidade diferente de outra, que ocorre tanto a nível microscópico como macroscópico.
Plexo solar (chakra) É o 3º chakra, Manipura, amarelo, Ram, 3 dedos acima do umbigo, regendo o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino delgado, tem como estados interiores, a emoção intensa, o riso, a alegria e a raiva, tendo como funções a vontade e o poder.
Portal Em arquitectura, é a entrada principal, que geralmente se apresenta de forma ornamentada, numa igreja, catedral ou num grande edifício. Alargando o seu sentido, trata-se dum local específico que tem faculta o acesso ao lado de lá duma divisória.
Portal interdimensional Trata-se dum ponto específico no tempo e/ou no espaço, que se presta à passagem de uma dimensão para outra. Veja também 'Dimensão' e 'Portal'.
Possessão (1) É um fenómeno maligno provocado a alguém por uma entidade exterior (espírito malicioso), invocado por um praticante de magia negra para deixar essa pessoa sob o seu total domínio (mental, espiritual e fisicamente), podendo arrastá-la até à morte.
Possessão (2) Este fenómeno é semelhante ao do hipnotismo, que é um estado alterado de consciência e de percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos a uma sugestão externa.
Prana Significa sopro de vida em sânscrito, e, de acordo com o hinduísmo, é a energia vital do universo que tudo envolve, patenteando as energias vitais que permeiam o cosmos e o corpo de todos os seres vivos.
Preso à Terra É um espírito que já morreu fisicamente, mas que se recusa a reconhecê-lo e se agarra ao mundo terreno, garantindo a sua existência através da força de vida de pessoas fortemente ligadas à matéria ou que lidam com energias de muito baixa frequência.
Projecção da consciência Veja 'Viagem astral'.
Protecção psíquica Consiste em evitar e neutralizar a nível espiritual, mental, emocional ou físico, qualquer forma de ataque psíquico.
Qi Veja 'Chi'.
Quimbanda Sistema mágico muito parecido com a magia da Umbanda, mas no qual se trabalha com entidades demoníacas, pelo que, basicamente, é um culto de Magia Negra.
Radiação (1) Em física, é a propagação da energia por meio de partículas ou ondas. A radiação pode ser identificada pelo elemento condutor de energia [electromagnética (fotões), corpuscular (partículas: protões, neutrões, etc.), gravitacional (gravitões)],…
Radiação (2) … pela fonte de radiação [solar (Sol), de Cerenkov (partículas com velocidade superior à da luz), radioactividade (núcleos instáveis)], ou pelos seus efeitos [ionizante (capaz de ionizar moléculas), não ionizante (incapaz de ionizar moléculas)].
Raiz (chakra) Veja 'Base (chakra)'.
Rede cristal Veja 'Rede cristalina'.
Rede cristalina É uma energia que contém a memória do conhecimento, que oculta o segredo de como se pode voltar a trabalhar sobre o ADN e de como se conseguem os milagres na biologia terrena. É o catalisador do passado para o futuro, pois não reconhece o tempo linear.
Rede verde Rede electromagnética envolvendo um ser encarnado ou desencarnado, que emana energia de cura e uma luz muito forte com cor próxima do verde.
Reencarnação Diversos sistemas filosóficos e religiosos concordam que uma parte do Ser (chamada consciência, espírito ou alma) consegue subsistir à morte do corpo, ligando-se sucessivamente a mais corpos, procurando o auto-aperfeiçoamento ou o esvaziamento do Eu.
Registo Akáshico É o conjunto de anotações etéricas, também conhecido como 'memória de Deus', que abarca todas as ocorrências do passado, do presente, e do futuro.
Rei Em Japonês significa 'espírito', 'essência', 'alma', e a um nível mais profundo Ser, Shakti, Shiva, Chit, Inteligência Divina, Espírito Santo, Energia Crística, Energia Primordial, etc. e é um tipo de Energia Cósmica existente em todo o lado no Universo.
Reiki Alimenta energeticamente os tecidos e reforça as defesas do organismo, promove o equilíbrio e ajuda-nos a ouvir mais atentamente a nossa voz interior, é amor e traz mudanças para melhor, absolutamente imprevisíveis e ilimitadas. Veja também 'Rei' e 'Ki'.
Relaxamento Está em oposição à tensão, ao stress, interessando-nos aqui três níveis de relaxamento (físico, emocional e mental) que se interligam admiravelmente e que se podem atingir através de técnicas relativamente simples.
Respiração (chakra) É uma metáfora para o que ocorre energeticamente em cada chakra, desde os principais até aos menos importantes, em que um vórtice energético expele os resíduos energéticos nocivos para nós, ou inspira o prana que nos é vital.
Rim É 1 de 2 glândulas em forma de feijão e é o principal órgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados, filtrando dejectos do sangue e excretando-os na urina. Também é endócrina, ao produzir hormonas que regulam tensão arterial, cálcio e fósforo.
Sacro (chakra) Veja 'Sexual (chakra)'.
Santo/a De entre todas as definições possíveis, preferimos a de que é um encarnado ou um desencarnado (o mais frequente) a quem são atribuídos determinados feitos extraordinário em prol dos outros, ou como tendo uma especial proximidade com Deus.
São Miguel Denominado pelos cristãos como São Miguel Arcanjo, é o anjo do arrependimento e da justiça, considerado o chefe dos exércitos celestiais e padroeiro da Igreja Católica Universal. O nome, que significa 'quem é como Deus', viria da sua luta contra Lúcifer.
Ser Veja 'Entidade'.
Ser de Luz Genericamente, Ser de Luz é cada um de nós, como diminuta centelha de Luz, integrada no Deus-Pai, na qualidade de sistema energético complexo, emanando Luz em redor e que abriga ocasionalmente todas as partículas que constituem um corpo físico.
Sexual (chakra) É o 2º chakra, Svadisthana, cor laranja e mantra Vam, situa-se 3 dedos abaixo do umbigo, regendo útero, rins, sistemas reprodutor e circulatório e bexiga, tendo como funções prazer, sexualidade, procriação, criatividade, gerando autoconfiança e bem-estar.
Shushumna É o nome sânscrito do canal energético que percorre o corpo etérico desde o períneo até ao topo da cabeça, ao nível da coluna vertebral, a partir do qual irradiam os chakras principais.
Sincronicidade Conceito desenvolvido por Jung para definir acontecimentos ligados numa relação de significado, num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos (a coincidência só implica aleatoriedade de circunstâncias).
Sintonização É o acto de entrar em sintonia, entrar na mesma faixa de comprimentos de onda. No Reiki o mestre sintoniza o iniciando à Fonte da Energia Universal de Vida. Nas essências florais, o sintonizador abre-se ao conhecimento transmitido pela energia das flores.
Sistema áurico É o nome dado ao conjunto de corpos subtis que envolvem e interpenetram o corpo físico (neste caso, humano). Assume a existência, a partir do físico, de mais 7 corpos crescentemente subtis, dos quais os 4 mais próximos daquele são objecto do nosso estudo.
Sistema chákrico É a base teórica da medicina ayurvédica, praticada na Índia há mais de 5.000 anos. Assume que o homem possui dezenas de nadis que comunicam com o exterior através de centenas de chakras, sendo 7 deles principais. Veja também 'Chakra'.
Sistema de meridianos É a base teórica das medicinas tradicional chinesa e popular japonesa (cujas bases assentam naquela). São 12 os meridianos principais e afectam outros tantos órgãos, ligando-os a cada um dos 5 elementos e a determinadas características (mente e espírito).
Supra-renal É uma de um par de glândulas endócrinas localizadas sobre os rins, que têm diversas funções no organismo, ao controlar o equilíbrio metabólico, regular a resposta ao stress e influenciar a pressão/tensão arterial.
Terapia energética vibracional É qualquer forma de terapia cuja acção incida sobre o sistema energético do ser em causa, afectando através daquele o seu corpo físico. Veja também 'Sistema …'.
Terceira visão (chakra) Veja 'Frontal (chakra)'.
Terra Veja 'Terra-Mãe'.
Terra-Mãe É um dos nomes da Mãe-Natureza enquanto arquétipo, a Deusa, a Mãe-Terra, a Mãe Terrena, Gaia, que, na condição de planeta, abastece amorosa e energeticamente todos os seus filhos.
Testículo É a gónada sexual masculina (no ser humano são 2, suspensos pelos cordões espermáticos e protegidos por uma bolsa chamada escroto,), produzem os espermatozóides (hormonas sexuais, ou gâmetas masculinos) e a sua função é homóloga à dos ovários das fêmeas.
Timo É um órgão linfático que está localizado na porção antero-superior da cavidade torácica, elabora a timosina, que mantém e promove a maturação de linfócitos e órgãos linfóides como o baço e linfonodos e a timina, que actua na junção de nervos com músculos.
Tireóide Veja 'Tiróide'.
Tiróide É uma grande glândula endócrina localizada no pescoço anterior, frente à traqueia, que produz hormonas que estimulam o metabolismo celular. O bócio é um aumento do volume do pescoço devido ao mau funcionamento desta glândula.
Todo Veja 'Unidade'.
Trabalho Veja 'Trabalho mágico'.
Trabalho mágico É o conjunto de ritos e cerimoniais efectuados para levar a cabo uma magia. Aqui referimo-nos sobretudo aos de efeitos deletérios.
Transmutação Significa a mudança (transformação) de uma imperfeição na perfeição divina, o que pode ser efectuado com ajuda do 'Fogo Violeta'.
Um Veja 'Unidade'.
Umbanda Consiste na invocação de entidades dum panteão próprio e extremamente complexo, visando obter os favores das entidades 'incorporadas', com evocação das entidades às quais se fazem 'oferendas' diversas, sendo basicamente um culto de Magia Branca.
Unidade É o corpo divino, no qual todos nos fundimos num só Todo. Se bem que esta vida decorra num universo bipolar, espiritualmente pendemos para a unidade.
Universo (1) A sua definição cosmológica é a de um conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros objectos celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis físicas conhecidas. (…)
Universo (2) (…) A definição anterior, embora bastante vasta, é ainda incompleta frente aos avanços do conhecimento e da agregação cada vez maior de estruturas antes desconhecidas e que passam a ter comprovação científica (empírica). Veja também 'Dimensão'.
Uno Veja 'Unidade'.
Vampirismo (1) É a acção consciente ou inconsciente (a mais frequente), dum vampiro que, devido às suas dependências e vícios, adere e suja o hospedeiro/vítima, seleccionado por empatia energética e mental, drenando nele as emanações inerentes à satisfação do…
Vampirismo (2) … vício e a energia vital, debilitando-o até adoecer gravemente e morrer. As principais vítimas de vampirismo são viciados em álcool, tabaco, drogas, jogo, sexo compulsivo e outras dependências, criando assim um círculo fechado difícil de romper. (…)
Vampirismo (3) (…) Ao atrair para si entidades em desequilíbrio, o hospedeiro, fica fisicamente sujeito a inúmeras doenças debilitantes e perigosas (ulceração dos tecidos e órgãos, cirrose, tumores benignos/malignos, etc.), …
Vampirismo (4) … enquanto, emocional e mentalmente, abre as portas ou sucumbe gravemente a vícios e alienações que o corroem psicologicamente, deixando-lhe a mente desbaratada, conduzindo-o para a depressão profunda, psicose, delinquência, loucura, suicídio. (…)
Vampirismo (5) (…) A protecção mais eficaz contra o vampirismo é defendermo-nos da fixação mental e procurar ter uma atitude amorosa e incansável de bondade, optimismo, noção de dever cumprido, sinceridade, boa-vontade, perdão e fraternidade simples e pura.
Vampiro O vampiro energético pode ser encarnado ou desencarnado, no 1º caso procurando buracos negros/áuricos noutros encarnados e no 2º por obsessão e por possessão.
Vaso energético Veja 'Meridiano'.
Ventosidade É o nome dado à acumulação de gases no estômago ou nos intestinos, ou a própria saída mais ou menos ruidosa desses gases.
Véu É uma sombra ainda não purificada nos nossos corpos inferiores, que ainda impede o nosso reconhecimento do mundo da Luz. Por essa razão, dizemos vulgarmente que os Seres Iluminados estão do outro lado do véu.
Viagem astral Termo utilizado para denominar a suposta capacidade natural que o ser humano tem de, consciente ou inconscientemente, projectar temporariamente a sua consciência para fora do espaço-tempo que está vivenciando em determinado momento, usando o corpo astral.
Visualização Consiste em direccionar o poder de imaginação, de modo não apenas a ver, mas também a ouvir, cheirar, saborear, sentir, ou seja, vivenciar alguma coisa tão plenamente quanto possível.
Vodu É um sistema de magia popular (recorrendo a 'zombies' e 'bonecas vodu' furadas com agulhas) que deriva de práticas mágicas do Congo e de Angola (bocio e nkisi), tendo similaridades com a poppet europeia (um método para amaldiçoar alguém).
Vórtice Um vórtice surge devido à diferença de tensão entre duas zonas vizinhas e consiste num escoamento turbulento giratório constituído por movimentos espirais em redor de um centro de rotação.
Zed É o nome duma chave energética (símbolo), por nós intuída e amplamente usada, cuja função consiste em potenciar ou catalisar outras chaves energéticas e que se presta admiravelmente à simbiose entre as energias Rei, das essências florais e o ki.

Há pelo menos uma essência floral das linhas Florais ZED que responde cabalmente ao seu problema físico, mental, emocional, espiritual ou energético!

Como Comprar

Como Comprar

(em construção ou modificação)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por favor, siga as instruções disponíveis nas linhas finais do separador 'Introdução'.

Depoimentos

« « « início voltar » » »

O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335               e-Mails: Terapias, Formação e Produtos []
Copyright © 2006-2024 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer []
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio
Última modificação desta página: 04/01/24               Visitas desde 01/10/06: