O perfeccionismo e os danos colaterais (4)
Florais ZED

 Início >> Artigos >> O perfeccionismo e os danos colaterais (4)

O perfeccionismo e os danos colaterais (4)
Serás também tu perfeccionista?

O perfeccionismo e os danos colaterais (4)

Este é o quarto duma série de artigos nos quais é debatido o perfeccionismo.

Artigo de: Francisco José Ferreira - 05/03/2025

 

Artigo

O perfeccionismo e os danos colaterais (4)

Serás também tu perfeccionista?

Por esta altura decerto estarás a cogitar a hipótese de seres também ou não um perfeccionista. No meu caso, ficaria empolgado não apenas em saber se o sou, mas também até que ponto estou afectado. Assim, termino esta série de artigos com um pequeno teste que tem por objectivo ajudar-te a perceber isso.

Claro que saber quanto as nossas linhas de perfeccionismo se estendem exige uma ferramenta para medi-las, e foi por isso que a primeira coisa que Paul e Gord fizeram, quando embarcaram na sua jornada, foi desenvolver uma escala de perfeccionismo, usando as afirmações auto-descritivas que Paul previamente havia escrito. A sua “Escala Multidimensional de Perfeccionismo” é um questionário de papel e caneta com quarenta e cinco afirmações sobre perfeccionismo orientado para si, socialmente prescrito e orientado para os outros.

Esta que aqui tens é uma versão informal e adaptada da “Escala Multidimensional de Perfeccionismo” de Paul e Gord, e, ao contrário do instrumento rigorosamente validado em si, estes itens não foram corroborados cientificamente e têm apenas a intenção de serem ilustrativos. Para o seu preenchimento deves concordar ou discordar de cada uma, segundo uma escala de sete pontos.

Podes avaliar onde te encaixas em cada espectro com esta versão resumida adaptada da “Escala Multidimensional de Perfeccionismo” de Paul e Gord. Responde a cada pergunta com “discordo totalmente”, “discordo”, “discordo um pouco”, “nem discordo nem concordo”, “concordo um pouco”, “concordo” ou “concordo totalmente”.

Perfeccionismo orientado para si
1. Devo ser perfeito nas coisas que são importantes para mim.
2. Se errar ou deixar a desejar, sou duro comigo mesmo.
3. Procuro um padrão excepcionalmente alto.
4. Se eu não tiver a aparência ou o desempenho perfeito, sinto muita culpa e vergonha.
5. Procuro ser perfeito.

Perfeccionismo socialmente prescrito
1. Quando erro ou deixo a desejar, as pessoas estão lá à espera para me criticar.
2. Todos os outros são perfeitos e estão a julgar-me se eu não for perfeito também.
3. As pessoas que me são próximas não vão aceitar nada aquém da perfeição.
4. As pessoas tendem a ficar chateadas comigo se eu não fizer as coisas perfeitamente.
5. Todos esperam que eu seja perfeito.

Perfeccionismo orientado para os outros
1. Acho difícil tolerar desempenhos de baixa qualidade das pessoas ao meu redor.
2. Se as pessoas não estiverem a esforçar-se ao máximo, vou dizer-lhes isso.
3. Todos devem superar-se em coisas que lhes são importantes.
4. Quando alguém que me é próximo erra ou deixa a desejar, é importante que eu lhe chame a atenção.
5. Odeio estar cercado por pessoas com padrões baixos.

Se respondeste sobretudo “concordo” ou “concordo totalmente” para um, dois ou todos os três conjuntos de afirmações, é provável que estejas num ponto bem alto de cada dimensão de perfeccionismo. Se oscilaste entre “concordo um pouco” e “discordo um pouco”, é provável que estejas no meio. E, se a maioria das tuas respostas foi “discordo ou discordo totalmente”, a boa notícia é ser improvável que sejas muito perfeccionista.

Essas diferenças individuais na composição do perfeccionismo significam que nem tudo o que leste se te aplica, mesmo que tenhas pontuado alto numa ou mais dimensões. Paul e Gord desenvolveram a “Escala Multidimensional de Perfeccionismo” para apreender toda a variedade de pensamentos, sentimentos e comportamentos perfeccionistas. O aspecto mais interessante sobre o perfeccionismo é que ele não é igual para todos.

Paul e Gord também desenvolveram a “Escala Multidimensional de Perfeccionismo” como uma ferramenta de pesquisa que pode identificar precisamente onde as pessoas se encaixam nos vários espectros do perfeccionismo.

Queres perceber com maior precisão o resultado das tuas respostas a este questionário abreviado? Nada mais simples, pois basta atribuíres um valor numérico a cada resposta tipo. Assim, atribui 0 a “discordo totalmente”, 1 a “discordo”, 2 a “discordo um pouco”, 3 a “nem discordo nem concordo”, 4 a “concordo um pouco”, 5 a “concordo”, e 6 a “concordo totalmente”. Se em algum dos grupos as tuas respostas formaram um total superior a 20, considera que te integras por inteiro nesse rol; se o total foi entre 11 e 20, estás medianamente afectado; se o total for inferior a 11, considera-te um felizardo. Somando todas as pontuações, poderás aferir da forma como és afectado pelo perfeccionismo.

Se sentes que nos Florais ZED te podemos ajudar, contacta-nos sem hesitações…

NOTA: Os artigos apresentados nesta secção são da inteira e exclusiva responsabilidade do respectivo autor ou compilador e reflectem apenas o seu ponto de vista, podendo não corresponder às opiniões ou pareceres dos restantes colaboradores.

Consulte as Condições de Venda e Portes e utilize o nosso Formulário de Encomenda. Obrigado!

Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

 

Depoimentos

Depoimentos

Seja o primeiro a fazer um comentário a este artigo de opinião.
Contacte-nos para fazer as suas críticas e/ou sugestões, usando um dos meios sugeridos no rodapé .

« « « início voltar » » »

O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335               e-Mails: Terapias, Formação e Produtos
[]                Reclamação
Copyright © 2006-2025 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer []
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio
Última modificação desta página: 05/03/25               Visitas desde 01/10/06: