Índice >> Serviços >> Cursos >> Artigos >> Psicossomática

A Psicologia, A Biologia e a Psicossomática

A PSICOLOGIA, A BIOLOGIA E A PSICOSSOMÁTICA - INTER-RELACÇÃO ENTRE SI

Francisco Godinho - 05-10-2002

Um mundo...

Sem mais delongas...

Psicologia, s. f. Ciência que estuda os fenómenos psíquicos e suas leis. Tratado acerca da alma ou das faculdades intelectuais ou morais. Aptidão para compreender o estado da alma de outrem.
[1]


Biologia, s. f. Ciência dos fenómenos da vida nas suas leis gerais.
[2]

Psicossomática, (termo não encontrado).
Psíquico, adj. Que diz respeito à alma e às suas faculdades intelectuais e morais.
[3]

Somático, adj. Respeitante ao corpo.
[4]

Alma, s. f. Parte imaterial do ser humano, conjunto das faculdades intelectuais e morais do homem, índole, vida.
[5]

Corpo, s. m. Qualquer substância material. A parte material dos seres, constituição física. Robustez. O cadáver humano.
[6]

Índole, s. f. Propensão natural. Carácter. Natureza.
[7]

A Psicologia debruça-se sobre o modo como o indivíduo reage do ponto de vista emocional e mental ao meio envolvente, à sua interacção e às agressões de que este possa sentir-se alvo por parte daquele.

A Biologia faz assentar a sua base de conhecimento nos fenómenos estritamente biológicos que ocorrem nos seres vivos, debruçando-se sobre cada espécie em particular.

A Psicossomática, de acordo com o material que li, pretende integrar os vários elementos constituintes do ser humano (e outros tantos pontos de vista que a ciência médica convencional compartimentou), ou seja, o mental, o biológico, o social e, em algumas vertentes, também inclui o espiritual. Ela estuda o modo como a sociedade e outros factores ambientais interferem no normal funcionamento do organismo e se repercutem nos estados mórbidos, ao modificarem as reacções emocionais de cada indivíduo em particular.

Pode dizer-se que a psicossomática constitui o elo de ligação entre a biologia e a psicologia, tal como são encaradas nas suas formas mais puristas, acima enunciadas. Mais versátil que a soma das outras duas, permite analisar cada indivíduo como ser específico sobre o qual actuam leis que não serão necessariamente idênticas a nenhum outro por mais semelhante que seja aquele. A psicossomática consegue distinguir por exemplo as diferentes formas como dois gémeos univitelinos reagem a factores ambientais idênticos, o que do ponto de vista biológico seria impossível.

A Psicobiologia, a Psicofisiologia, a Psiconeuroendocrinologia, a Psiconeuroimunologia constituem vertentes específicas da tentativa de integração que começou a fazer-se como reacção à ausência de respostas eficazes que advinha da análise específica de cada uma das disciplinas em particular.

Eventualmente, será nestas “associações” que a ciência médica ocidental irá encontrar muito do que é necessário saber-se acerca de situações tão complexas como o síndroma de Usher[8], o síndroma de Alstrom[9], a leucemia mielóide[10], o síndroma de Down[11], bem como muitíssimos outros distúrbios de ordem genética que ocorrem em determinados indivíduos.

[1]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 511.

[2]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 114.

[3]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 511.

[4]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 568.

[5]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 45.

[6]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 204.

[7]           Dicionário Básico de Língua Portuguesa – Centralivros, Lda. Lisboa 1997, pág. 395.

[8]           O síndroma de Usher é uma doença progressiva que causa perda da capacidade auditiva e da visão.

[9]           O síndroma de Alstrom, além da perda de audição e da visão, também se caracteriza por diabetes e obesidade.

[10]          A leucemia mielóide aguda é uma forma de cancro que afecta alguns dos glóbulos brancos, tais como granulócitos, monócitos e plaquetas.

[11]          O síndroma de Down, ou mongolismo, é provocada por uma cópia a mais do cromossomo 21 (trissomia) e constitui a principal causa de atraso mental, estando associada a malformações congénitas.

   Talvez este artigo também lhe interesse...  

Nota: Os textos apresentados nesta secção são da inteira e exclusiva responsabilidade do respectivo autor ou compilador e reflectem apenas o seu ponto de vista, podendo não corresponder às opiniões ou pareceres dos restantes colaboradores.

<  índice  voltar  >
Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335         e-Mails: Terapias, Formação e Produtos [].
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio.
O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Copyright © 2006-2017 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer [] Última modificação desta página: 26/11/17 Visitas desde 01/10/06: contador para blog