Índice >> Serviços >> Cursos >> Artigos >> Que é o Ho’oponopono? 

Que é o Ho’oponopono?

Que é o Ho’oponopono?

Que é o Ho’oponopono?
Francisco Godinho, 15-11-2021

Que é o Ho’oponopono?

Que é o Ho’oponopono?

Aloha! Bem-vindo/a!

“O Ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou acções sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à liberdade, à completa liberdade em relação ao passado.” Morrnah Nalamaku Simeona

Mas, o que significa Ho’oponopono afinal?
Na língua original dos hawaianos, Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Embora seja ainda pouco conhecido aqui em Portugal, o Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema milenar de cura Huna, praticado apenas pelos xamãs seus guardiães, os kahunas.
A técnica baseia-se na ideia de que tudo nas nossas vidas é da nossa absoluta responsabilidade e que só podemos reconhecer o que já conhecemos. Ou seja, tudo no nosso mundo é criação nossa. Dessa forma, o facto de estarmos a curar uma parte nossa, consequentemente cura tudo à nossa volta, pois olhamos para além das intenções e dirigimo-nos à origem, ao estado onde não existe limite.
O Ho’oponopono está longe de ser o único caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual, mas é de longe aquele em que encontro maior simplicidade e objectividade. Pessoalmente, desde que tive contacto com o Ho’oponopono, procuro que a minha vida e os meus relacionamentos fluam de acordo com os seguintes trâmites:
1.            O universo físico é uma realização dos meus pensamentos.
2.            Se os meus pensamentos são doentios, eles criam uma realidade física doentia.
3.            Se os meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física que transborda AMOR.
4.            Sou 100% responsável por criar o meu universo físico tal como ele é.
5.            Sou 100% responsável por corrigir os pensamentos doentios que criam uma realidade doentia.
6.            Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos na minha mente.
Logo que li estes conceitos achei-os muito incomuns, mas, ao mesmo tempo, parecia que alguma coisa ali fazia sentido para mim. Comecei timidamente a familiarizar-me com a ideia dos 100% da responsabilidade. Colocar a culpa numa outra pessoa é muito mais fácil, isso já eu sabia. Assumir a minha responsabilidade pelos meus próprios actos, também me pareceu sensato, porém, acatar a responsabilidade pelos actos dos outros a princípio parecia-me rebuscado demais. Reflectindo sobre os seis pontos acima, tudo começa a fazer sentido e estamos a meio caminho de entender como isentar os outros das suas próprias escolhas erróneas, ou seja, isentas de amor.

À medida que vim aprofundado conhecimentos na área da espiritualidade, comecei a aceitar, e, posteriormente, a acreditar, que os meus pensamentos podem materializar as coisas na minha vida, mas havia aqui algo que ainda não fazia a devida conexão.
E foi quando comecei a perceber que assumir a responsabilidade pelas coisas que aconteciam comigo facilitava muito algumas situações, além de me trazer um sentimento de paz, respeito pelo próximo, aceitação e muito autoconhecimento. Dessa forma, se sou responsável por aquilo que vejo e pela forma como vejo as pessoas nas situações, sou também responsável pelo que as estou a ver experimentarem. E este pensamento é o desafio que muda tudo, que nos abre a mente e paralisa os nossos preconceitos.
Experimenta ler muitas vezes os seis pontos e acabarás por compreender também o conceito base. Se te empenhares na prática da ferramenta “Arrependo-me, Perdoa-me, Agradeço-te, Amo-te.”, não importando a ordem em que é dito, obterás efeitos muito mais rapidamente… Todos nós vivemos constantemente com base nas memórias, e não na inspiração, que é o contacto com o vazio, ou ponto zero/neutro, e este mantra ajudar-te-á em todo esse processo.
Também o Dr. Len, ao olhar para os processos daqueles seus pacientes, repetia simplesmente, uma vez após outra “Arrependo-me, Perdoa-me, Agradeço-te, Amo-te.”. Tão simples como isto!
Pois, acontece que amar é a melhor forma de nos melhorarmos a nós mesmos e ao nosso mundo. Apesar de no início poder ser difícil entender, este é um conceito precioso para poderes mudar realmente tudo na tua vida para melhor.
A verdade é esta: se assumires a responsabilidade completa por tudo aquilo que olhas, escutas, saboreias, tocas ou experimentas, pelo simples facto de estar na tua vida, não só podes como deves tomar consciência de quais os teus pensamentos são tóxicos. Todos os comportamentos repetitivos de memórias passadas que causam situações negativas te levam a experimentar doenças, conflitos, depressão, rejeição e muito mais. Tudo no teu mundo existe como projecções oriundas do teu subconsciente.
Até cerca dos cinco anos de idade, recebemos as informações sem que nos questionemos e alinhavamos significados para tudo sem discernimento, apenas com base num evento um num momento. Somos apenas crianças a adquirir experiências completamente novas e a guardar tudo no nosso inconsciente. Só depois disso é que começamos uma sequência interminável de repetições dos padrões assimilados, reforçando-os ainda mais com o passar dos anos. E são estas informações que devem ser encaminhadas para o vazio para chegarmos a libertá-las da mente subconsciente para a Inteligência Maior.
Aloha! Até já!

Queres vir aprender mais acerca do Ho’oponopono?
Se sim, segue esta ligação

Nota: Os textos apresentados nesta secção são da inteira e exclusiva responsabilidade do respectivo autor ou compilador e reflectem apenas o seu ponto de vista, podendo não corresponder às opiniões ou pareceres dos restantes colaboradores.

<  índice  voltar  >
Nota: Os produtos, técnicas, terapias e informações deste sítio não substituem a consulta do seu médico ou especialista!

Sede e Endereço Postal: Florais ZED - Centro Comercial D. Dinis, Sala 703 - Av. Combatentes da Grande Guerra - 2400-122 LEIRIA - PORTUGAL
Telefones: 00351 244836160, 00351 938195335         e-Mails: Terapias, Formação e Produtos [].
Está absolutamente interdita e sujeita a processo judicial qualquer forma de cópia ou reprodução dos conteúdos das páginas deste sítio.
O 7ºzed é a sede física dos Florais ZED, essências florais de Portugal desde 2001
Copyright © 2006-2022 - Francisco Godinho, Leiria.  Web-Designer [] Última modificação desta página: 01/01/22 Visitas desde 01/10/06: